Vestibular FECRA 2017
UNIGRAN VESTIBULAR 2017
Busca
I CHÁ FILOSÓFICO DA FECRA
I CHÁ FILOSÓFICO DA FECRA

02/07/2012 - 16:14:55 - Visualizações: 1031

As Experiências e Desafios da Profissão Docente marcaram I CHÁ FILOSÓFICO DA FECRA

Prof. Gilberto Abreu de Oliveira

 

Aconteceu no dia 31 de maio de 2012 nas dependências da Faculdade de Educação de Costa Rica o I Chá Filosófico, com o seguinte tema:Experiências e os Desafios da Profissão Docente”, que buscou realizar uma problematização sobre os muitos saberes existentes na Educação. O lema “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”, frase do grande educador Paulo Freire que inspirou todo processo de organização do evento.

O Projeto intitulado “Chá Filosófico”, emergiu das discussões e debates junto aos professores e alunos dos cursos de licenciatura plena da FECRA como alternativa incentivadora à Docência na Educação Básica, além de buscar o fomento à prática pedagógica, visando ainda incentivar a pesquisa, a produção e divulgação do conhecimento âmbito acadêmico.

O evento foi organizado pelas acadêmicas do 2° Ano de Pedagogia, que demonstraram em seu esforço capacidade de superar desafios e ainda uma incrivel capacidade de trabalho em equipe. Os professores do curso de Pedagogia da Fecra atuaram apenas como orientadores, ofecendo o suporte acadêmico-institucional necessário às organizadoras.

Para este primeiro encontro, foram convidadas três professoras que atuam na Rede Municipal e Estadual de Ensino, sendo elas: Professora Simone Aparecida Silva de Morais, Pedagoga e Especialista em Educação Especial e Infantil; Professora Majólica Dias de Souza, Pedagoga e especialista em Educação Especial e Infantil; Professora Ruth Gonçalves Oliveira, Mestre em Educação. Todas buscaram evidenciar suas práticas e refletir acerca do nosso papel enquanto educadores e formadores de cidadãos. Com slides e com relatos de experiências foi possivel perceber a dedicação e o empenho das professoras em seu oficio.  

Sendo assim, o objetivo central deste evento foi alcançado. As falas mais que válidas apreesntadas pelas convidadas conseguiram evidenciar as questões que permeiam a vida acadêmica e ainda dos futuro profissionais. Diante disso a Fecra reassume sua postura inovadora e dinâmica, pois “[...] propõe-se a preparar professores qualificados para atender as demandas da realidade social brasileira, observando os princípios, fundamentos e procedimentos inerentes a atividade docente, em cursos e programas específicos [...]”.

Prestigiaram o Evento acadêmicos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia, a Coordenadora do Instituto Superior de Educação Lauradaiane, Professora Maria Ivone da Silva; e a Diretora Geral da Instituição, Professora Evair Gomes Nogueira.

 

FECRA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA

Compromisso com a formação de profissionais críticos, reflexivos e empreendedores

 

Clique aqui e confira as fotos.

 



Colunista:
Andre Henrique
Desenvolvido por Joeber Garcia