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Avaliação Institucional na FECRA: Instrumento de mudança e de fortalecimento da IES.
Avaliação Institucional na FECRA: Instrumento de mudança e de fortalecimento da IES.

07/03/2012 - 17:03:23 - Visualizações: 795

A Avaliação Institucional pode ser considerada um instrumento semelhante à um  “termômetro” das ações realizadas na FECRA. É ela um dos meios mais eficazes de apontar potencialidades ou mesmo as possíveis fragilidades da Instituição. Para obter bons resultados, o processo precisa ter a participação de todos os setores e segmentos da comunidade acadêmica da Instituição como, por exemplo, acadêmicos, professores e demais funcionários.

O procedimento é realizado em várias etapas. “O que está em andamento agora é um processo de sensibilização dos alunos, que, às vezes, ainda não participaram de uma avaliação como esta, principalmente quando são calouros, e desconhecem diversos aspectos do seu desenvolvimento”, aponta a coordenadora da comissão responsável pela avaliação, Maria Ivone. A coordenadora da CPA afirma ainda que o questionário de avaliação estará aberto a todos os segmentos do dia 20/08 ate o dia 20/09. Não deixe passar a oportunidade de dar a sua contribuição para o fortalecimednto da gestão participativa, colegiada e da sua Instituiução.

É por meio de um questionário  eletrônico que a opinião de cada um é registrada. “A importância disso tudo está no fato de que, respondendo de forma consciente, o acadêmico poderá melhorar aspectos que acredita não estarem adequados na Instituição. Hoje o processo de Avaliação é uma exigência do Ministério da Educação (MEC),  a FECRA já realiza a ação, desde 2005, por isso é ciente dos benefícios que a ação traz. “Quando existe seriedade no preenchimento do questionário, porque existe espaço para ele [o acadêmico] dizer o que acha que está satisfatório e o que é pode ser melhorado e ele faz isso com responsabilidade, sendo verdadeiro, nós obtemos um resultado que mostra realmente as potencialidades, o que é que funciona bem e onde estão as fragilidades, onde nós precisamos intervir para reverter a situação.

Após a realização do questionário, a Comissão, formada por 04 (quatro) representantes de cada segmento relacionado à Instituição, e 04 representantes da comunidade externa elabora um relatório. Portanto, é considerado voz de todos  na hora de decidir o que deve e o que não deve ser modificado. Este relatório é, então, apresentado à  direção, aos coordenadores e aos colegiados de cursos e as melhorias, por meio de ações sugeridas pela comunidade acadêmica, se possível são realizadas, como em outros momentos.

Profª Ms. Maria Ivone da Silva



Colunista:
Andre Henrique
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