Semana Pedagógica do curso de Pedagogia

Nos dias 11 a 14/09 foi realizada a 17ª Semana Pedagógica “Diálogos contemporâneos na Educação”, organizada por alunas do 3º ano do Curso de Pedagogia, sob a coordenação das professoras Mara Paes Barbosa, Mercia Crepaldi Carvalho de Oliveira e Maria Ivone da Silva. Esta semana propôs como objetivo promover a discussão e o diálogo com professores, graduandos e alunos da pós-graduação sobre diferentes temas que afetam a educação contemporânea, diversidades sociais, formação de professores, gênero, cultura popular e gestão educacional a fim de provocar o pensamento crítico e reflexivo dos participantes, contribuindo para a formação de cidadãos sensibilizados e comprometidos com o desenvolvimento sociocultural, esperamos ter provocado algumas inquietações pois são as inquietações que nos levam a questionar e tensionar nossas práticas e buscar pedagogias outras. 


A cerimônia de abertura contou com a composição da mesa de autoridades e palestra proferida sobre Professora Dra. Gisele Morilha Alves – “os desafios postos aos pedagogos e pedagogas” que procurou destacar a importância da discussão sobre gênero e relações étnico-raciais na escola.
Dia 12/09 Tivemos uma mesa com a presença das professoras Ma. Tânia Regina dos Santos Godoy Corrêa que apresentou uma discussão sobre a questão da avaliação em seus diferentes aspectos e a Professora Ma. Mércia Crepaldi Carvalho de Oliveira que discutiu sobre “o processo de avaliação e a inclusão do aluno surdo.

 

Dia 13/09 foi realizada uma mesa redonda com as Professora: Professora Ma. Simone Ferreira Soares dos Santos, Professora Dra. Maria Ivone da Silva e o Dramaturgo e pesquisador Marlei Cunha. 


As atividades da XVII semana tiveram seu encerramento no dia 14/09 com palestra ministrada pelo Professor Me. Gilberto Oliveira de Abreu, sobre “Gestão educacional democrática”.

 

Destaque do ano 2017/2018 -  Troféu Ypê

Categoria: Melhor Faculdade - FECRA 

Escola Particular - Lauradaiane

Diretora Escola Particular

 

Apresentação do Relatório de Avaliação Institucional Externa - Recredenciamento, organizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA da FECRA

 

No dia 02/08/2018, as 19 horas foi realizado um seminário para que a Coordenação, a Direção e a CPA apresentassem o relatório de avaliação externa do processo de Recredenciamento da IES. A apresentação foi realizada pela Professora Dra. Maria Ivone, Professora Ma. Evair gomes Nogueira e Professor ME. Luiz Carlos Bianchi filho. A apresentação contou com a participação dos alunos e professores que apresentaram questionamentos sobre o processo avaliativo em questão.

 

Brinquedoteca

A Brinquedoteca da FECRA foi criada em 2010 para ser um espaço de aprendizado acadêmico, alunos do Curso de Pedagogia utilizam esse espaço para as aulas práticas de Recreação e Jogos  1 e 2 e Arte Educação, possibilitando assim a experiência acadêmica para a Ludicidade, tão importante no espaço escolar.

 

Trote Solidário

A Faculdade de Educação de Costa Rica - FECRA tem a missão de formar cidadãos críticos e engajados com os problemas sociais e culturais. Para isso, fundamenta-se pedagogicamente na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do acadêmico. Articula através do Trote Solidário com a sociedade local e seus acadêmicos calouros, coordenado pela Professora Esp. Mirian Aun Pincelli Carrijo, e organizado pelos Acadêmicos veteranos. Tendo como objetivo, sensibilizar os acadêmicos da necessidade da colaboração com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno e desenvolver o espírito de equipe e socialização dos calouros e veteranos.

 

Apresentação da nova diretoria da empresa júnior EJAF Assessoria e  Consultoria Empresarial

A Empresa Junior EJAF Assessoria e Consultoria Empresarial da FECRA Faculdade de Educacao de Costa Rica -MS, realizou na noite desta quinta-feira, 17 de maio de 2018, a apresentação da nova diretoria eleita para o mandato 2018-2019. O evento contou com a participação da diretora da FECRA, professora Evair, do coordenador do Curso de Administração, professor Ms. Luiz Carlos Bianchi, coordenadora do Curso de Pedagogia professora Dra. Maria Ivone, alunos e gestores administrativos da empresa júnior.


O professor Especialista Nilson da Silva de Souza, coordenador da Empresa Junior parabenizou os diretores eleitos e falou da importância da empresa para a FECRA e Comunidade Externa. O Presidente Anderson e Presidente do Conselho fizeram discurso e deram boas vindas à equipe que será encarregada de zelar pelas atividades da empresa júnior.


Após respondes as perguntas dos alunos da FECRA, o professor Esp. Nilson da Silva de Souza em seu discurso final ressaltou que “agora os membros gestores da Empresa Junior sentirão preparados para levar a Empresa Junior a um outro nível de gestão de qualidade.

 

Aula Metodologia da Educação Infantil - Cuidar e Educar

 

VI Seminário de Pesquisa - SEPES

11 e 12 de Junho

 

VI CAFÉ FILOSÓFICO “OS PAIS E A QUALIDADE DO ENSINO”

 

Sob a coordenação das Professoras Dra. Maria Ivone da Silva e Professora Ma. Mércia Crepaldi Carvalho de Oliveira, as acadêmicas do 2º Ano do Curso de Pedagogia da FECRA-2018, realizaram no dia 24/05 o VI Café Filosófico com o tema “Os pais e a qualidade do ensino”. O evento contou com a participação da comunidade interna, egresso e comunidade externa.

Foi ressaltado pelas professoras palestrantes - Prof. Ma. Maria Romilda da Silva, Prof. Dra. Maria Ivone da Silva e Prof. Ma. Mércia Crepaldi Carvalho de Oliveira -  a necessidade de uma reflexão crítica sobre a função da escola e a participação dos pais na construção de uma educação voltada para o ensino/aprendizagem. Sem essa reflexão, a teoria pode ir virando apenas discurso; e a prática, ativismo e reprodução alienada. Fomos advertidos para pensar o processo educativo em construção e para tensionarnossas certezas  já que todo novo conhecimento pode superar o já existente, sendo necessário ao professor (a) sempre exercer o hábito da pesquisa (capacitação profissional e promoção social para evitar tornar-se obsoleto), para poder saber o que ainda não sabe e comunicar as novidades aos alunos (as), fazendo que a curiosidade dos mesmos transite da ingenuidade do senso comum à “curiosidade epistemológica, carregada de criticidade.

A FECRA e a Escola Lauradaiane participaram do desfile em comemoração aos 38 Anos do aniversário de Costa Rica-MS

12 de Maio

 

Visita técnica na empresa Expresso Nepomuceno realizada pela equipe da Empresa Júnior e acadêmicos do 5º período da FECRA

 

No dia 12 de Abril de 2018, a equipe da Empresa Júnior da FECRA, alunos do 5 semestre da FECRA Faculdade de Costa Rica, visitou a empresa Expresso Nepomuceno Unidade de Costa Rica, que atua há mais de 57 anos no mercado de transporte e logística.
A visita foi realizada em parceria com a Coordenação Geral Maria Ivone e Luiz Carlos Bianchi, com apoio da Diretora da FECRA Professora Ivair, Coordenador da Empresa Junior Professor Nilson da Silva de Souza.
O principal objetivo da visita foi oferecer aos alunos a possibilidade de conhecer um pouco da prática profissional dentro das operações logísticas. Para os alunos, foi noite proveitosa, pois eles puderam conhecer algumas das atividades realizadas pela empresa, como procedimentos da logística, segurança no transportes e a funcionalidade das técnicas de gestão na terceirização do transporte que geram mais eficiência nas operações na empresa que figura entre as principais empresas de logística do Brasil

Palestra sobre o autismo

 Ministrado pela Psicologa Giovanna Biachi.
 

Início do ano letivo com apresentação da Faculdade

pela professora Mestre Evair e dos cursos de Administração e Pedagogia pelos coordenadores professora Doutora Maria Ivone da Silva e professor Mestre Luiz Bianchi  e apresentação do CAPPSA pela professora Psicóloga  Giovanna Bianch
 

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Entrega de mimos para as acadêmicas, funcionárias e professoras da FECRA